(foto de GS)
Este chafariz, instalado desde 1838 no Jardim de São Lázaro (inaugurado em 1834), pertenceu á sacristia da Igreja dos Terceiros de São Domingos, localizada ao lado do Convento de S. Domingos, na actual embocadoura da Rua Ferreira Borges. A Igreja foi demolida, por ordem do tribuno de que herdou o nome em 1837 para a abertura da actual rua, uma via estruturante de acesso ao futuro Palácio da Bolsa e então Tribunal do Comércio (de que Ferreira Borges foi o criador e era presidente), instalado no antigo convento de S. Francisco.
O chafariz é de estilo barroco compondo-se de um dupla bica central, vertendo sobre um tanque em forma de taça semicircular apoiada por coluna central ricamente decorada. É o chafariz composto por uma combinação de materiais como seja o típico granito, decorado com elementos de mármore branco e rosa para além de ardósia negra presente em embutidos decorativos.
1 comentário:
Caro amigo Gabriel Silva, ando às voltas com um trabalho sobre as Fontes e Chafarizes que ainda se podem ver na nossa Cidade.
É um projecto que já tem anos, mas acho que nunca ficará completo, pois aparecem quási todos os dias mais fontes.
Tenho registadas mais de 100 que incluo neste tema.
Queria pedir-lhe um favor e uma informação. Em Miragaia, na parte de "cima", junto à Rua dos Judeus, mais ou menos, há duas Fontes. Uma no largo outra na parte superior. Qual delas é a que foi trasladada do Mercado do Peixe ? Isto porque li há dias que esta é a que está na parte superior e não a que está no
largo como supunha.
Enviar um comentário