23 de março de 2009

Homenagem a Guilherme Gomes Fernandes - 1




Inauguração do monumento a Guilherme Gomes Fernandes, na antiga Praça Santa Teresa (ou da «Feira do Pão) e que ganhou o nome daquele bombeiro.

in revista Ilustração Portugueza, Nº 482, 17 de Maio de 1915

«A cidade do Porto prestou há poucos dias condigna homenagem à memoria gloriosa de Guilherme Gomes Fernandes, erigindo-lhe um monumento na antiga praça de Santa Teresa , a que agora lhe foi dado o nome d’aquele bombeiro ilustre. Foi uma cerimónia tocante a da inauguração do busto do notável portuense, que se realizou no dia 1 de Maio, assistindo representantes da câmara, delegados de quasi todas as corporações de bombeiros do paiz e muito povo.
No dia seguinte, domingo, houve, na nave central do Palacio de Cristal um torneio nacional de bombeiros, festa brilhantíssima, que teve uma concorrência numerosa, a qual acompanhou os exercícios realisados, dispensando aos concorrentes quentes e entusiasticos aplausos.
O primeiro premio, que constava d’uma medalha d’ouro e d’uma artística salva de prata, oferecida pela camara do Porto e cinselada por Acacio Trigueiros, foi pelo júri conferida, com toda a justiça, aos bombeiros municipaes do Porto. Os outros, constando de medalhas de prata e menções honrosas, forma respectivamente distribuídas aos municipaes de Coimbra e aos voluntarios de Portalegre, Coimbra, Braga e de Vila Real.
Na segunda-feira, os bombeiros voluntários de Matosinhos ofereceram aos seus colegas de fóra do Porto, um exercício de socorro a náufragos, o qual decorreu admiravelmente.
Com um copo d’agua que aos ilustres visitantes da cidade do Porto, n’esse dia á noite  foi oferecido na prestimosa Associação dos Bombeiros Voluntarios, terminaram os brilhantes festejos  em honra de Guilherme Gomes Fernandes.»

Sem comentários: