10 de dezembro de 2016

Arthur Wellesley (Duque de Wellington)



Arthur Wellesley, Duque de Wellington
2011, autoria de D. Morais
Rua do Rosário
Arthur Colley Wellesley, nascido em Dublin, Irlanda, a 29 de abril de 1769, filho do conde de Mornington e  falecido a 14 de Setembro de 1852. Foi um militar britânico, diplomata e político. Enquanto jovem militar colocado na Irlanda foi por duas vezes membro do parlamento irlandês. Tendo participado em campanhas militares na India Britânica regressou à Europa e integrou-se nas forças que combatiam os exércitos napoleónicos, tendo chegado a Portugal em 1808 onde passou a comandar as tropas anglo-britânicas. A sua acção militar vitoriosa em Portugal e Espanha durou até 1813, apenas terminando com a abdicação de Napoleão. Recebeu o título de Duque de Wellington e Marquês do Douro. 
Foi nomeado embaixador em França e embaixador britânico à Convenção de Viena que decidiu o futuro das nações europeias após as campanhas napoleónicas. 
Com a fuga e retorno ao poder de Napoleão, o Duque de Wellington foi nomeado comandante das forças aliadas (britânicos, prussianos e holandeses), derrotando o Imperador francês definitivamente na batalha de Waterloo.
Membro da Câmara dos Lordes, envolveu-se na política, tornando-se primeiro-ministro da Inglaterra em 1828. Devido ás suas origens irlandeses, foi um forte defensor da Emancipação Católica, acto legislativo que aboliu uma série de restrições civis e politicas aos cidadãos britânicos de fé católica. 
O seu governo caiu em 1830, retornando ao poder por breves meses em 1834. Retirou-se da política em 1846 e veio a falecer com 83 anos. 
Foi agraciado pelo governo de Espanha com os titulos de Duque de Ciudad Rodrigo e Grande de Espanha; pelo governo português com os títulos de Conde de Vimeiro, Marquês de Torres Vedras e Duque de Vitória, e pelo governo holandês, Principe de Waterloo.
Wellington é o nome dado a uma cidade fundada em 1840 na Nova Zelândia, sendo a capital daquele país desde 1865.

Sem comentários: